ISTO NÃO É UMA ÓPERA

WORKSHOP

ISTO NÃO É UMA ÓPERA é um projeto de um espetáculo de raiz com criação e interpretação musical e artes plásticas de espetáculo.

Podes escolher uma das duas turmas: 

  • Canto e Representação
  • Realização Plástica do Espetáculo

LOCAL: Pavilhão da Associação Recreativa da Juventude Carrascalense
(Estradas das Tojas - Carrascal de Alvide, 2755-116 Alcabideche, Cascais)

IDADES: a partir dos 12 anos

DATAS: todos os sábados, a partir de 4 de novembro até 21 de abril

HORÁRIO: das 14h às 18h

Consulta o regulamento do projeto.

BOLSAS: Se tens entre 12 e 30 anos, podes ter acesso a este projeto é feito através de uma AUDIÇÃO e, sendo selecionado, o candidato tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais através da JOVEM CASCAIS, com a atribuição de uma BOLSA, tendo assim a oportunidade de frequentar este projeto sem qualquer custo; as BOLSAS são atribuídas aos candidatos das 2 turmas, em número limitado, e conforme Regulamento.

Este projeto contempla uma visão inédita de uma iniciação à ópera, envolvendo os alunos em todo o processo de criação, construção e adaptação de uma ópera.

Sabendo que estamos a trabalhar com um público jovem que ainda não tem o treino vocal necessário para cantar uma ópera, este projeto pretende incluir os alunos de canto e representação num trabalho vocal coral, possibilitando a conjunção de várias vozes num trabalho de equipa desafiante.

A preparação da matriz deste projeto teve por base proporcionar o desenvolvimento ao longo do ano de um espetáculo original criado pelos jovens, com a simultânea aprendizagem e aquisição de competências técnicas e artísticas.

Durante todo o processo, os alunos serão acompanhados por professores de cada uma das respetivas áreas. 

O workshop terminará com uma apresentação ao público.

Este projeto pretende:

  • Desenvolver a criatividade;
  • Estimular a autoestima e proporcionar o desenvolvimento de competências emocionais;
  • Dar o real entendimento aos jovens que todos são igualmente importantes no processo de criação, já que se trata de um funcionamento grupal regido pela cocriação;
  • Orientar para valores como cooperação, compromisso e responsabilidade (postura perante o Grupo e a Equipa), essenciais para que os jovens possam depois transpor para a sua vida.