ISTO NÃO É UMA ÓPERA

PARTIMOS PEDRA

O espetáculo Partimos Pedra vai ser reposto já no próximo sábado, 8 de junho. Compra os teus bilhetes aqui.

ISTO NÃO É UMA ÓPERA é um projeto de um espetáculo de raiz com criação e interpretação musical e artes plásticas de espetáculo.

O espetáculo Partimos Pedra é um texto de criação coletiva dos alunos do workshop ISTO NÃO É UMA ÓPERA. 

Trabalhamos e esse é o nosso propósito. Não pensamos no futuro nem no presente, porque estamos a trabalhar. Pensamos? Só nos momentos de pausa é que questionamos sobre a nossa verdadeira existência. Mas nunca concluímos; temos pouco tempo de descanso. Não funcionamos uns sem os outros. Somos uma linha de montagem. Somos mais duros que a própria pedra. Quando algo não funciona, solucionamos e, quando não encontramos solução, recomeçamos. De mochilas às costas, seguimos caminho.

Este projeto contemplou uma visão inédita de uma iniciação à ópera, envolvendo os alunos em todo o processo de criação, construção e adaptação de uma ópera.

Sabendo que estivemos a trabalhar com um público jovem que ainda não tem o treino vocal necessário para cantar uma ópera, este projeto pretendeu incluir os alunos de canto e representação num trabalho vocal coral, possibilitando a conjunção de várias vozes num trabalho de equipa desafiante.

A preparação da matriz deste projeto teve por base proporcionar o desenvolvimento ao longo do ano de um espetáculo original criado pelos jovens, com a simultânea aprendizagem e aquisição de competências técnicas e artísticas.

Durante todo o processo, os alunos foram acompanhados por professores de cada uma das respetivas áreas. 

Este projeto pretendeu:

  • Desenvolver a criatividade;
  • Estimular a autoestima e proporcionar o desenvolvimento de competências emocionais;
  • Dar o real entendimento aos jovens que todos são igualmente importantes no processo de criação, já que se trata de um funcionamento grupal regido pela cocriação;
  • Orientar para valores como cooperação, compromisso e responsabilidade (postura perante o Grupo e a Equipa), essenciais para que os jovens possam depois transpor para a sua vida.